terça-feira, 9 de dezembro de 2014

A decisiva semana alvinegra

* Publicado no Jornal Notícias do Dia de 09/12/14

Começa nesta terça-feira (9) o processo eleitoral no Figueirense, com a assembleia que elege os membros do Conselho Deliberativo. O presidente Wilfredo Brillinger mostrou os seus planos no caso de ser reconduzido ao poder. Ele propôs um modelo de gestão bem similar ao que o Criciúma tem hoje, mas sem indicar quem seriam os tais parceiros, alegando questões estratégicas. Argumentou ainda que o modelo dos clubes seria falho e que não tem como se sustentar no cenário atual.

Discordo desse ponto, até porque a Chapecoense está aí para desmentir. A pura e simples organização do conselho gestor do clube do Oeste serviu para que as contas fossem pagas e a estrutura fosse montada. Passado um ano do acesso à Série A, o Verdão é um time saneado e bem administrado, que entra mais forte na próxima temporada. Já a parceria de administração da empresa G.A. no Criciúma, com duração de dez anos, tem nome e sobrenome: o presidente Antenor Angeloni, que colocou dinheiro do seu bolso para salvar o clube que assumiu na Série C sob risco sério de quebrar de vez.

Existem vários pontos que precisam ser verificados com muita atenção, para que não haja risco de arrependimento depois. Já aconteceram casos em que parcerias deram certo. Mas, em muitos outros, deram errado. O movimento "Transparência Alvinegra", que aparece como uma voz de oposição forte na internet, ainda não veio para o enfrentamento cara a cara. Garantem que apresentarão o seu nome à presidência nesta quarta-feira, quando inicia a reta final até a escolha do presidente, no dia 16. Segundo um dos integrantes, aí vai começar a campanha para valer.

Por isso, diante do cenário apresentado por Brillinger, o processo que começa nesta terça-feira ganha uma importância ainda maior. Não vai ser uma mera eleição para um mandato determinado. A meta do atual presidente é virar o clube de ponta-cabeça e estabelecer um novo modelo, que durará um longo período. Se a oposição quer realmente apresentar um fato novo para dizer a que veio, tem que ser agora. Todos aqueles com direito a voto precisam se envolver diretamente em um momento tão decisivo da história do clube.

A semana promete ser quente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário