sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Tropeços que podem embolar o campeonato

* Publicado na coluna do jornal "Notícias do Dia" de 11/02/2016
Figueirense e Criciúma, aqueles que cheguei a mencionar como potenciais candidatos ao título do primeiro turno, não tiveram bons resultados, o que trouxe uma situação interessante para os jogos de hoje, que fecham a rodada: o Avaí pode dormir líder se bater a Chapecoense em Tubarão. Já o Verdão de Guto Ferreira pode abrir uma importante vantagem se sair vencedor.
Em Palhoça, o Figueira pagou pela indisciplina e acabou perdendo dois pontos importantes contra um Guarani batalhador que arrancou ponto mais uma vez de um time favorito e que teve boa atuação de Alex Maranhão, jogador que me impressionou bastante e que merece uma atenção especial dos clubes que jogam o Brasileiro. Num jogo em que teve Bruno Alves expulso no início do segundo tempo, o time  acabou pagando pela fraca primeira etapa, quando poderia ter um volume de jogo maior. Conseguiu marcar mesmo com um homem a menos em campo, mas acabou pressionado pelo motivado time de Sérgio Ramirez, que lutou para conseguir um empate justo.
Para quem briga pela vaga na final, são pontos que não poderiam ser desperdiçados. Vem aí no sábado uma decisão contra o Criciúma, que não viu a cor da bola em Lages e acabou tomando três do Inter, com ambos pressionados. O time sentiu mais uma vez a falta de um homem de qualidade no meio-campo, que arrume a armação e evite tantas ligações diretas, algo indispensável para que o jogo flua melhor. Ainda bem que tem um Clayton sempre aparecendo lá na frente.
E os resultados da quarta cresceram a importância dos jogos de hoje, que podem embolar  a classificação. O Avaí receberá a Chapecoense com a possibilidade real de chegar à liderança, enquanto o inconstante Joinville também pode chegar aos sete pontos se bater em casa o Metropolitano. Aí, aquela briga de três times pelo título do turno pode se transformar em um bolo com a chegada de mais dois para a festa. Só a Chape pode fazer diferente. Se vencer, abrirá três pontos dessa confusão e manterá um rival longe da briga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário