terça-feira, 15 de março de 2016

Para Avaí e Figueira, o estadual virou pré-temporada

*Publicado no jornal "Notícias do Dia" de 15/03/2016

O regulamento aprovado pelos clubes para o Estadual mostra a sua armadilha. Avaí e Figueirense não pontuaram em duas rodadas do returno e já veem Chapecoense, Criciúma e JEC a seis pontos de distância. Significa dizer que ambos já estão praticamente eliminados do campeonato mesmo faltando sete rodadas para o final. Ou seja: os jogos daqui pra frente, com a exceção do clássico do dia 10 de abril que tem o ingrediente da rivalidade, serão de pré-temporada para o Brasileiro, com grande chance de públicos baixos e prejuízo no borderô. 

E essa "quase eliminação" foi mais dolorida para o Avaí, que deixou pra trás aquela boa impressão deixada no fim do primeiro turno e a esperança de brigar pela vaga na final. Era de se esperar uma reação depois da derrota para o Criciúma. Aconteceu o contrário e o time não se encontrou no campo em Jaraguá. O Metropolitano, adversário que foi goleado sem dó pelo próprio Leão no primeiro turno, não teve dificuldades para dominar o jogo. A desatenção e a sonolência acabaram custando muito caro.

Situação similar vive o Figueirense, que perdeu a cabeça no primeiro tempo por causa do gol de Bruno Aguiar (que foi legal) do Joinville e acabou com mais uma derrota em casa. A diferença é que no caso do alvinegro, a esperança de uma reação imediata era muito menor. O time está sendo remontado com as contratações e mostrou uma melhora muito tímida até aqui. Agora, tempo não será problema para que Vinicius Eutrópio e a diretoria tentem arrumar o time para a Série A, onde vai precisar de um ganho gigantesco de qualidade para não passar por apuros logo nas primeiras rodadas.

Enquanto isso, lá na frente, a Chapecoense continua com o pé embaixo com o firme propósito de evitar a decisão do campeonato. Não mudou muita coisa, por enquanto. O Criciúma segue sendo o principal perseguidor, mesmo vencendo apertado o Brusque em casa, enquanto o JEC tenta ser uma surpresa. No caso específico do tricolor de Hemerson Maria, ainda quero esperar mais um pouco. Venceu dois dos três piores times do campeonato no início do returno. No jogo contra o Tigre, amanhã na Arena, teremos um retrato mais fiel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário