segunda-feira, 9 de maio de 2016

O melhor time, com a melhor estratégia

Márcio Cunha / Mafalda Press / Notícias do Dia
*Publicado no "Notícias do Dia" de 09/05/2016

A Chapecoense precisou de muita concentração para garantir o título estadual dentro de casa. Em uma partida que foi mais "curta", já que só houve movimentação depois da paralisação de Sandro Meira Ricci, o time de Guto Ferreira tomou o gol na única jogada real do primeiro tempo e aproveitou um contra-ataque para empatar o jogo com Bruno Rangel, numa repetição da receita do jogo de ida, quando montou uma escalação mais conservadora no início para criar uma opção a mais no final do jogo usando o banco de reservas. Foi assim com Ananias em Joinville, e agora com o artilheiro do campeonato na volta.

Mesmo caindo de rendimento no returno, e isso precisa ser analisado com carinho para a Série A, o técnico campeão soube ler o seu adversário para dar a volta olímpica. No primeiro jogo, a entrada de Josimar conseguiu anular qualquer tipo de articulação do JEC que, perdido, não ofereceu perigo. Mesmo sem se organizar para isso, conquistou a vitória, levando uma vantagem imporante para casa.

O JEC saiu na frente no placar e teve a grande chance de fazer 2 a 0 no chute de Pereira defendido por Danilo, mas acabou punido em uma cavada de falta de Edson Ratinho que acabou no contra-ataque para o gol com a marca do talento de Bruno Rangel. Mesmo assim, a importante ação de Hemerson Maria na reconstrução do time não pode ser julgada pelo vice-campeonato. Para quem terminou o primeiro turno pensando em escapar do rebaixamento, a ida para a decisão foi algo fantástico. A própria torcida tricolor entende assim. Com a chegada de contratações e um pouco mais de tempo, o time poderá brigar pelo acesso na Série B.

Venceu quem teve a melhor campanha. A Chapecoense não foi perfeita de ponta a ponta, mas teria conquistado o título se o estadual fosse por pontos corridos. Pesou o elenco mais qualificado que os seus adversários e o planejamento eficiente. Termina vencedor em um campeonato que pecou muito em qualidade técnica. Agora é hora de focar no resto da temporada, com desafios bem mais complicados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário